top of page

Tosse: quando devo procurar um Pneumologista?



TOSSE


🔵A tosse envolve um mecanismo complexo. Em circunstâncias normais, ela é um reflexo protetor que impede a aspiração, mas em alguns indivíduos, pode tornar-se prolongada, excessiva e debilitante.


🔵A tosse involuntária é um reflexo ativado por nervos sensoriais do território dos aferentes vagais. Em resposta à detecção de estímulos potencialmente nocivos pelos nociceptores sensoriais das vias aéreas, os impulsos viajam pelo nervo vago através dos gânglios nodoso e jugular até a medula, onde são modulados, e um sinal é então enviado através de eferentes somáticos para a laringe, músculos respiratórios e diafragma, o que resulta em tosse.


🔵A tosse crônica é frequentemente desencadeada por baixos níveis de energia térmica, mecânica ou exposição química, refletindo uma etiologia comum, conhecida como síndrome de hipersensibilidade à tosse (caracterizada pela desregulação de vias neurais e receptores no sistema nervoso central, nervos sensoriais aferentes vagais e gânglios). Isso pode explicar o porquê de muitos medicamentos antitussígenos terem propriedades neuromoduladoras


🔵Mas até quando devo aguardar até procurar um médico?


🔵TOSSE AGUDA: DURAÇÃO DE ATÉ 3 SEMANAS

As causas mais comuns são: infecções virais ou bacterianas (resfriados, gripes ou rinossinusites), crises de alergias (rinite, asma), gotejamento pós-nasal.


🔵TOSSE SUBAGUDA: DURAÇÃO ENTRE 3 e 8 SEMANAS

Mais comuns: Pós infecções (Síndrome pós infecciosa), doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), tuberculose, ASMA (novamente), exacerbação de DPOC.


🔵TOSSE CRÔNICA: DURAÇÃO SUPERIOR A 8 SEMANAS

Mais comuns: ASMA (mais uma vez), tabagismo, DPOC, DRGE, tuberculose, rinossinusite crônica.


🔵Quando se mostra intratável após tratamento padrão, pode ser chamada de tosse crônica refratária. A tosse crônica tem sido entendida como uma condição de desregulação neural, conforme descrita acima.


1️⃣ A maior parte dos casos de tosse aguda é de origem infecciosa e melhora ingerindo-se muito líquido, fazendo lavagens nasais com soro fisiológico várias vezes ao dia, vaporização (sem nenhum tipo de essência que geralmente só serve para irritar mais ainda) e evitando ao máximo ar frio ou ambientes que sabidamente causam alergia.


2️⃣ Muitos remédios para resfriados ou gripes podem agravar ainda mais a situação e só devem ser utilizados sob orientação médica.


3️⃣ Os asmáticos precisam estar sempre vigilantes quanto aos sintomas e utilizar o que seu pneumologista orientou (um plano para as crises).


4️⃣ Quando essas medidas não resolverem ou se perdurarem por mais tempo, se houver outros sintomas como escarro com sangue, falta de ar, dor no peito ou febre, você deve evitar a automedicação e buscar o médico imediatamente.


5️⃣ Tosse de início súbito, ESPECIALMENTE se associada à falta de ar ou dor torácica deve ser imediatamente avaliada (pode ser embolia pulmonar ou ser consequente a alguma causa cardíaca).


FONTES:


bottom of page