Por que medir?
Uma das principais explicações é que, em muitas pessoas, a pressão alta não dá sintomas. Isso quer dizer que ela está comprometendo de forma silenciosa o organismo.
A HAS (hipertensão arterial sistêmica ou pressão alta) representa o principal fator de risco para complicações como acidente vascular encefálico (“derrames”), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.
As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no mundo e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o principal fator de risco.
Em torno de 30% da população é hipertensa (3 em cada 10 pessoas). É sabido que somente metade delas sabe que tem pressão alta. E entre as pessoas que sabem ter HAS, menos de um terço está com a pressão adequada (ainda estão com a pressão alta).
Mas o que é a Hipertensão Arterial sistêmica? é a elevação sustentada dos níveis de pressão arterial maiores ou iguais a 140 e/ou 90 mmHg. Na maioria das pessoas, não se encontra uma causa para esse aumento. Sabe-se que a hipertensão pode ser agravada pela presença de outros fatores de risco, como obesidade abdominal, diabetes mellitus, sedentarismo, tabagismo e taxas elevadas de colesterol.
Essa publicação tem o objetivo de incentivar que você meça a sua pressão. Igualmente, que você mantenha hábitos saudáveis, o que favorece uma melhor qualidade de vida. A consequência é a melhora também dos níveis de colesterol, melhor controle do peso e diabetes.
Para isso, busque seu médico para fazer a aferição da pressão. De forma geral, o tratamento envolve medicação + orientações: é muito importante que você esteja atento à diminuição do sal no dia a dia, tente organizar uma vida com atividades periódicas (tanto para a cabeça quanto para o corpo), observe o que vem escolhendo nas refeições (inclua verduras, legumes, saladas e frutas), controle o seu peso, diminua o álcool e evite fumar!
Estas são estratégias que estamos sugerindo que você incorpore à medida em que conseguir, com a sua velocidade. Quando a gente quer, chega lá!
Fonte: 2018 ESC/ESH Guidelines for the management of arterial hypertension. Bryan Williams Giuseppe Mancia Wilko Spiering Enrico Agabiti RoseiMichel Azizi Michel Burnier Denis L Clement Antonio Coca Giovanni de Simone Anna Dominiczak. European Heart Journal, Volume 39, Issue 33, 01 September 2018, Pages
3021–3104, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehy339
コメント