Dia da Vacina BCG- 01 de julho
A tuberculose é uma doença grave que pode comprometer qualquer órgão, mas acomete especialmente os pulmões.
O agente responsável é o bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis).
Considerada uma emergência mundial ( declaração da OMS há uma década), é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos.
Sintomas da doença: tosse persistente (mais de 2, 3 semanas), perda de peso involuntária, indisposição, falta de apetite, sudorese (suores especialmente à noite, de molhar a roupa), dor torácica, febre (muitas vezes baixa. Colocar termômetro especialmente no final do dia é o ideal para aferir).
Expectoração hemática (secreção com sangue/raias de sangue) pode aparecer. A transmissão ocorre geralmente pelo ar contaminado pelo indivíduo doente, que tosse ou espirra, podendo contaminar quem está próximo. A pessoa sadia inala gotículas- que ficam dispersas no ar após a tosse daquele que está doente. Ao respirar este ar contaminado, essas gotículas podem chegar aos pulmões. Nos adultos, a tuberculose nos pulmões é a forma mais frequente, mas pode ocorrer em gânglios, ossos, pleura, sistema urinário, meninges...
Se o sistema imunológico estiver bem, provavelmente a bactéria não causará doença, ficando inativa (período latente). A pessoa foi infectada, mas não está doente. Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, essa bactéria poderá entrar em atividade e vir a causar doença (uma das formas de se adquirir a doença, chamada de reativação endógena).
Entretanto, a pessoa pode adquiri-la e adoecer na sequência da inalação (outra forma de se adoecer, chamada de transmissão exógena).
Muito importante: a intensidade do contato é importante (quanto mais tempo eu ficar com alguém tossindo e em ambiente fechado/pouca ventilação, mais chance que tenho de adoecer).
Igualmente importante: os bacilos que são depositados em toalhas, roupas, copos ou pratos não representam um risco para a transmissão da doença. Prevenção A vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) é capaz de induzir resistência sem transmitir a doença, e pelo tamanho da importância desta doença no Brasil, é aplicada no primeiro mês de vida fornecendo proteção duradoura em 80% dos casos. Ela fecha a porta para as formas mais graves da tuberculose, como meningite e tuberculose miliar.
É estimado que a vacina previne mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. Impacto como este depende de alta cobertura vacinal, razão pela qual é tão importante que toda criança receba a vacina BCG.
A marca provocada pela vacina fica aparente no braço direito. SIM, a BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito. Essa reação é esperada!
E dai? Encontrou essa cicatriz no seu braço?
Fontes: Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Imunizações
Comments