top of page

Você sabe o que é trombose?


☑ O processo de coagulação é um mecanismo de defesa do organismo, mas no caso da chamada trombose venosa profunda (TVP), essa coagulação ocorre dentro de vasos (veias) em um local e em um momento que não deveria!

Onde é mais frequente ocorrer?

🦵Em cerca de 90% dos casos, nas veias dos membros inferiores, levando à dor e inchaço (edema), entre outros sintomas (mas pode não dar sintoma algum).

⠀⠀

👀Quem tem mais risco?

⠀⠀

☑ Alguns exemplos são portadores de doenças crônicas (insuficiência cardíaca, doenças neurológicas, DPOC), imobilizações prolongadas (após grandes cirurgias, fraturas, paralisias, viagens longas), tabagismo, varizes, câncer, obesidade, final da gestação ou no pós-parto, história prévia de trombose (mesmo que faça tempo), uso de anticoncepcional oral ou reposição hormonal...

❗A trombose pode levar à embolia pulmonar (os coágulos se deslocam até os pulmões, que é a consequência de maior gravidade.

☑ Depois da fase aguda, a pessoa pode sofrer de síndrome pós-flebítica: pernas inchadas, úlceras que não cicatrizam, cor escura da pele... tudo consequência da inflamação da parede dessas veias.

O diagnóstico: avaliação médica e confirmação por imagem, com eco doppler.

💊💉Confirmada a trombose nos membros inferiores, na maioria das vezes se usa anticoagulantes para o tratamento (ou fibrinolíticos) e você deve acompanhar com cirurgião vascular.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia vascular. (SBACV)

Comentários


bottom of page