- De causa desconhecida, os pulmões normais são progressivamente substituídos por fibrose (o órgão vai tornando-se mais rígido), prejudicando a sua capacidade para realização das trocas gasosas (oxigenação do sangue).
- É uma doença pulmonar fibrosante crônica não infecciosa e progressiva. O seu diagnóstico se dá em combinações específicas de correlações clínicas e radiológicas, ou em algumas situações, patológicas (após biópsia).
- A maioria dos indivíduos atingidos apresenta idade superior a 60 anos e a maior parte é do sexo masculino, fumante ou ex-fumante.
- Os sintomas mais comuns são falta de ar aos esforços (com piora progressiva) e tosse seca persistente.
- Os indivíduos podem apresentar dedos em baqueta de tambor (hipocratismo digital) e com o tempo, pode haver redução da oxigenação, com coloração azulada (cianose) das extremidades (como as pontas dos dedos).
-Pode haver períodos agudos de piora importante dos sintomas, relacionados à própria doença (reativação, surtos), que podem surgir até mesmo nos primeiros meses após o diagnóstico. Esses períodos são chamados de exacerbações agudas.
- Existem algumas medicações com indicação para a doença, conforme cada caso.
- Com o tempo, pode haver necessidade de suplementação de oxigênio e até mesmo ser indicado o transplante pulmonar (é uma das doenças que mais se transplanta no mundo).
- Lembre-se: tosse seca e falta de ar progressiva aos esforços. Avalie com Médico Pneumologista.
Comments