top of page

VOCÊ SABE O QUE É A ESPIROMETRIA?


A espirometria é um exame que mede sua capacidade respiratória. Através dela podemos saber se você tem alguma limitação da função pulmonar por doença respiratória, bem como quantificá-la. É um exame necessário sempre que houver sintomas respiratórios e mesmo em quem já sabe ser portador de alguma doença, como asma (monitorar a doença e, se necessário, modificar o esquema de tratamento). É um teste importante para prevenir doenças naqueles que são expostos a algo nocivo, por exemplo, no trabalho, e muitas vezes necessário como exame admissional e periódico nesses casos. Sempre deve ser feito por equipe treinada – pneumologistas e técnicos em espirometria, sendo o seu laudo final estabelecido sempre pelo pneumologista. É realizado no consultório pneumológico com o emprego de técnicas padronizadas, e seu

resultado pode ser rapidamente liberado pelo especialista.


INDICAÇÕES:

1) Auxiliar diagnósticos (asma, DPOC, fibrose pulmonar, doenças neuromusculares).

2) Monitorização da doença ou seu tratamento (as acima).

3) Avaliação de incapacidade.

4) Como exame periódico e admissional em locais com exposição ocupacional (agente de risco).

5) Na presença de falta de ar, chiado no peito, tosse, alterações na radiografia de tórax, expectoração crônica (secreção) e anormalidades da parede torácica.

6) Avaliação pré-operatória (especialmente em fumantes, ex-fumantes e indivíduos portadores de doença respiratória já conhecidas. Deve ser realizada tanto antes de cirurgias torácicas, como abdominais, de cabeça e pescoço...).

7) Avaliação necessária em indicações como transplante de pulmão e cirurgia redutora de volume (enfisema).


É um exame precioso em relação aos dados que pode nos fornecer: como anda seu fôlego!


Consulte o seu médico: o uso de qualquer medicamento deve ser indicado somente por ele.

Σχόλια


bottom of page