As vacinas nos protegem de muitas doenças causadas por vírus e bactérias.
Elas são produzidas utilizando-se o próprio organismo causador da doença ou seus derivados (de forma inativada, atenuada ou presente em fragmentos), que serão responsáveis por desencadear uma resposta imunológica em nosso corpo.
Ao recebermos a vacina, o organismo começa a produção dessa resposta através de anticorpos: são proteínas que atuam como verdadeiros escudos, cuja produção é induzida após a vacinação e nos defendem contra agentes específicos.
Se no futuro viermos a ter contato com este agente, estes anticorpos serão rapidamente produzidos (o organismo os reconhece porque foi vacinado), o que pode impedir nosso adoecimento.
O sistema imune tem a capacidade de se lembrar das ameaças já combatidas. Em alguns casos, a memória imunológica e tao eficiente que não deixa uma doença ocorrer mais de uma vez na mesma pessoa (ex. sarampo, catapora/varicela).
Mas nem sempre é assim: algumas vacinas geram proteção por algum período (não para toda a vida). Aqui está o porquê das doses de reforços de algumas delas!
A vacinação permite a imunização preventiva, o que elimina o risco de adoecimento e de complicações que podem ser fatais.
Fontes:Sociedade Brasileira de Imunizações; Fiocruz.
Commentaires