top of page

Você conhece os sintomas da trombose nas pernas?


🟢A trombose é uma condição médica muitas vezes esquecida, mas comum, onde ocorre a formação de coágulos dentro em uma artéria (trombose arterial) ou em uma veia (trombose venosa).


🟢Uma vez formado, esse coágulo pode retardar ou bloquear o fluxo sanguíneo normal, e se, eventualmente se soltar, acaba endo deslocado pela circulação até impactar em algum órgão.

Isso pode resultar em lesão significativa, incluindo ataque cardíaco, derrame e o tromboembolismo venoso (TEV).


aso esse coágulo se desloque até o pulmão, o evento pode ser fatal.


🟢No caso dessa trombose ocorrer nas veias profundas dos membros inferiores (a chamada trombose venosa profunda), os sintomas mais comuns são o inchaço e a dor nos membros inferiores (local onde são mais frequentes). Pode haver também sensibilidade, vermelhidão, descoloração ou até mesmo calor de uma panturrilha, coxa ou tornozelo, bem com edema/inchaço desses locais.


🟢A condição mais grave e destemida consequente à trombose venosa profunda é a embolia pulmonar: quando este coágulo se desloca das pernas e impacta a circulação pulmonar arterial impedindo a passagem de sangue de forma adequada.

TVP (trombose venosa profunda) + EP (embolia pulmonar) = TEV (tromboembolismo venoso).


🟢Em até 60% de todos os casos de TEV, se encontra um ou mais fatores de risco adquiridos como cirurgias (especialmente as mais longas e de grande porte), traumas maiores, imobilização (ou mobilidade reduzida), internação prolongada, doenças crônicas como insuficiência cardíaca, DPOC, doença inflamatória intestinal, uso de anticoncepcionais hormonais conjugados, gestação, viagem aérea longa, câncer, obesidade e a presença de condições congênitas ou adquiridas.


🟢O pneumologista é parte fundamental nesse contexto.


🟢Por isso, todas as instituições de saúde devem ter um protocolo a ser seguido (que podem variar conforme o país e a própria instituição): envolve uma avaliação de risco de TEV vinculada a diretrizes que envolvem medidas, orientações e medicamentos indicados conforme o risco de desenvolver esses coágulos para todos os pacientes que internam.


Fontes:



Comentários


bottom of page