Neste domingo (17/01/21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso emergencial das vacinas de Oxford (ou Covishield) e Coronavac no Brasil, após votação dos cinco diretores da agência❗
⠀
☑ "Tendo em vista o cenário da pandemia, o aumento do número de casos e a ausência de alternativas terapêuticas, a situação que estamos vivendo é de muita preocupação e tensão. A gerência-geral recomenda a aprovação do uso emergencial ", conforme Gustavo Lima Santos, gerente-geral de Medicamentos e Produtos biológicos da Anvisa.
⠀
💉 O pedido do Instituto Butantan foi apresentado em 08/01/21 e corresponde a 6 milhões de doses da CoronaVac, a qual já tinha tido a importação autorizada- vacina com eficácia comprovada pela Anvisa de 50,4%.
⠀
💉 A pedido da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na mesma data, serão importados 2 milhões de doses da vacina (do laboratório Serum, na Índia), desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca. A eficácia é de 70,42%, de acordo com a Anvisa.
⠀
❓Mas o que é uso emergencial?
⠀
✅ É a distribuição das vacinas antes da completa finalização dos estudos. Tem valor temporário, até que elas sejam registradas oficialmente.
⠀
✅ Entre as considerações feitas, além de contínuo monitoramento da segurança e boas práticas, devem ser seguidos os ensaios clínicos e o acompanhamento dos voluntários que participaram dos estudos.
⠀
"O acesso às vacinas e a proteção que elas podem conferir é questão de segurança nacional", de acordo com a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas.
⠀
❓Quer assistir com detalhes a reunião?
⠀
https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-por-unanimidade-uso-emergencial-das-vacinas
Comments