top of page

VACINA E TROMBOSE

Atualizado: 7 de abr. de 2021

❌ Alguns países suspenderam temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca por relatos de trombose.


❗Vamos entender melhor:


1) Os eventos trombóticos são comuns na população em geral. A incidência anual de trombose na população (esquece a vacina aqui) é de 1 caso para cada 1.000 pessoas.

2) Entre os que receberam a vacina (5 milhões de pessoas), houve 30 casos de trombose.

3) Naqueles que internam com COVID-19, o risco de eventos trombóticos chega a 30%.😞

4) Esse número de eventos em pessoas vacinadas estaria dentro das expectativas, ou seja, não é maior do que o observado na população em geral, pois estima-se que apenas a embolia pulmonar tenha uma incidência anual entre 70 - 113 casos/100 mil pessoas de qualquer idade, na população em geral.

5) As vacinas contra covid-19 não previnem outros problemas de saúde além daqueles causados pela COVID! e eles seguem ocorrendo também nos vacinados.

6) É importante ressaltar que os ensaios clínicos bem conduzidos de vacinações para COVID-19 não identificaram um risco aumentado de trombose, o que, até então, não nos permite fazer uma ligação direta (coágulos sanguíneos e vacinação).


Igualmente importante: uma vez que as vacinas estão sendo administradas à população, a vigilância de segurança segue com o intuito de detectar reações adversas que ocorrem com menor frequência e que, portanto, não foram observadas em ensaios clínicos anteriores.


✅ Há sistemas de farmacovigilância, que são redes estruturadas encarregadas de avaliar os riscos associados aos medicamentos após sua comercialização, sistemas que coletam e avaliam os eventos adversos. Isso inclui quaisquer problemas de saúde que ocorram após a vacinação.


✅ E cada situação que venha a aparecer deve ser contextualizada, ou seja, observa-se a incidência do aparecimento desses eventos em pessoas vacinadas comparada com a incidência na população não vacinada.


✅ Essa análise permite saber se realmente existe um aumento de eventos específicos na população que recebeu a vacina. Portanto, mais dados para mostrar a segurança em nos vacinarmos.

✅ Com base em todos os dados disponíveis, até então, os benefícios da vacinação COVID-19 superam quaisquer complicações potenciais, mesmo para pacientes com histórico de coágulos sanguíneos ou para aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue.

‼️A Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH) recomenda que todos os adultos elegíveis continuem a receber suas vacinações COVID-19, apesar dessas recentes decisões.

https://www.ajconline.org/article/S0002-9149(20)30770-0/pdf

https://amb.org.br/noticias/nota-oficial-amb/


https://www.ajconline.org/article/S0002-9149(20)30770-0/pdf





Comments


bottom of page