TROMBOSE E EMBOLIA ou Tromboembolismo venoso (TEV).
1) Você sabia que 1 em cada 4 pessoas morre por condições causadas por trombose no mundo?
2) Que a CADA ANO ocorrem em torno de 10 milhões de casos de TEV no mundo?
3) E que a cada 37 segundos morre uma pessoa com essa doença? 😔
- A formação de coágulos é uma reação natural do organismo a sangramentos, mas quando for exagerada, ela deixa de ser protetora e pode levar a eventos trombóticos.
- O tromboembolismo (TEV) envolve a trombose venosa (na grande maioria das vezes ocorrendo em membros inferiores) e, na outra ponta, a embolia pulmonar (como no vídeo, onde o coágulo se solta dos membros inferiores e “viaja” pela circulação até obstruir um vaso arterial no pulmão).
- Portanto, os fatores de risco para uma, são também para a outra condição, como por exemplo, longos períodos de imobilização (por qualquer motivo, entrando aqui pós- operatórios), tabagismo, hereditariedade, reposição hormonal, doenças crônicas (pneumológicas, cardiológicas, neurológicas...), câncer, varizes não tratadas, COVID-19.
Embora as mulheres sejam as mais acometidas pelas varizes, os homens também podem desenvolvê-las.
💡Fique atento:
- Os sintomas de trombose mais comuns incluem dor, sensação de peso e inchaço nas pernas, sendo comum também formigamentos, vasos aparentes e escurecimento da pele nos tornozelos.
🔴 MAS MUITA GENTE NÃO APRESENTA QUALQUER SINTOMA NOS MEMBROS INFERIORES. 🔴
- No tórax, a embolia pode levar à falta de ar subitamente ou sem uma explicação, dor para respirar profundamente, taquicardia, taquipneia (respirar rapidamente), mal estar, entre outros. Essa situação pode ser muito grave, o que inclui risco de óbito.
💡Não deixe de praticar atividade física regular, não fique longos períodos sem se levantar e se mexer, hidrate-se. Caso você tenha varizes, avalie.
Dia 13 de outubro. Dia mundial da Trombose.
Comments