Vamos falar de cada uma delas?!
NARGUILÉ
🌍 Conhecido por vários nomes, o Narguilé surgiu na Pérsia antiga e na Índia.
Por séculos, ele foi encarado como uma forma mais segura e menos danosa à saúde para se fumar o tabaco. Passou a ser consumido de forma crescente principalmente entre adolescentes e adultos jovens, acompanhando a abertura de cafés próprios para o consumo.
🔴 Atualmente, é a segunda forma mais comum de consumo de tabaco no Brasil, tendo ultrapassado o cigarro em alguns lugares do mundo (entre 18 a 24 anos).
❓Por que essa ascensão de consumo?
❌ Provavelmente por uma falsa percepção de segurança, onde as substâncias tóxicas seriam filtradas pela água, pelo fácil acesso, uma propaganda cada vez mais intensa, pela inclusão de aditivos com inúmeros sabores bem como de aromas atrativos e o fato de ser fumado em grupo.
❓ Mas por que ele é tão prejudicial?
1️⃣ Identificados cerca de 300 produtos químicos na fumaça (82 tóxicos, 23 deles, cancerígenos).
2️⃣ Uma sessão de 60 minutos equivale a:
- Um consumo médio de 119 litros de fumaça;
- Até 4x MAIS nicotina;
- 60 a 100 x mais alcatrão;
- Até 15x mais Monóxido de Carbono, quando comparado ao cigarro tradicional.
❌ OU SEJA, essa sessão de 1h de Narguilé equivale a fumar em média 100 CIGARROS.
3️⃣ Produtos tóxicos são inalados pelos seus usuários e pelos que estão no mesmo ambiente não apenas no momento do uso: materiais particulados com cancerígenos persistem durante dias no lugar.
- Apesar dos usuários do Narguilé falarem em vapor, esse termo deve ser usado para a forma gasosa de algumas substâncias, como por exemplo, a água. O correto é usar o termo “fumaça” pela presença de várias outras substâncias presentes no inalado (termo usado pelo INCA e pela OMS).
Sugestões de leitura:
Comments