top of page

Sistema respiratório e doenças neuromusculares. Qual a relação?

Atualizado: 15 de set. de 2021

✅ A troca gasosa entre a atmosfera e o corpo humano não depende apenas dos pulmões, mas em grande parte do funcionamento da “bomba ventilatória":


✅ São os centros de controle respiratório localizados no cérebro, na caixa torácica óssea e nos músculos relacionados com a respiração.


✅ Uma ampla variedade de doenças neuromusculares pode resultar em disfunção dessa bomba ventilatória, podendo levar à insuficiência respiratória, pneumonia e até a morte.


✅ Entre essas doenças neuromusculares, podemos citar:


- Doenças do sistema nervoso central: AVC, hipoventilação alveolar central, esclerose múltipla, trauma da medula espinhal…


- Doenças do sistema nervoso periférico: esclerose lateral amiotrófica (ELA), atrofia muscular espinhal, miastenia grave, distrofias musculares…


✅ Falta de ar, dificuldade para tossir e expectorar são sintomas que podem estar presentes.


✅ Em alguns casos, o primeiro indício de distúrbio respiratório acontece durante o período do sono: sintomas como fragmentação do sono, pesadelos vívidos, hipersonolência diurna, cefaleia matinal, náusea e diminuição da concentração podem estar presentes, sendo indicada a realização de Polissonografia nesses pacientes.


✅ Exames laboratoriais, provas de função pulmonar (espirometria) e pico de fluxo da tosse também podem auxiliar.


✅ Intervenções apropriadas podem prevenir complicações e prolongar a vida. Daí a importância de uma avaliação precoce nesses pacientes!



Comments


bottom of page