Indivíduos com asma ou DPOC geralmente fazem uso frequente das chamadas bombinhas/sprays/nebulímetros. E o seu uso oferece alívio bastante rápido (em poucos minutos). Entretanto, muitos têm dificuldade em manejar o dispositivo! Isso acontece com você?...
Revisando o uso:
1) Acostume-se a usar a bombinha sentado ou de pé e com a cabeça ereta. É a melhor posição para que mais medicação chegue até os brônquios.
2) Lembre da letra “L”: a bombinha deve ser segurada desta forma. Agite-a antes do uso para tornar a medicação homogênea e bem diluída.
3) Evite aproximá-la demais da boca (isso tende a aumentar o número de partículas que ficam impactadas na garganta e que, portanto, não chegam aos brônquios). Mantenha-a a aproximadamente dois dedos da boca.
4) Sugestão para facilitar o uso e que resolve o item 3: utilize espaçadores, que tem justamente a função de manter essa distância e diminuir efeitos adversos também (menos tosse, rouquidão, irritação na garganta e “sapinhos”, caso a bombinha contenha corticoide).
5) Antes de colocar o dispositivo na boca (com espaçador) ou a 2 dedos (sem espaçador), coloque o ar para fora.
6) Aproxime a bombinha (conforme item 5) e aperte 1x.
7) Faça uma inalação (“puxe o ar”) lentamente, mas de forma vigorosa até o final (não consegue mais puxá-lo).
8) Tente contar até 10, até 7, ou o que conseguir sem soltar o ar nem pela boca, nem pelo nariz. Lembre-se que isso mantém a medicação por mais tempo lá nos brônquios! Deposita mais = melhor e maior efeito!
9) Caso venha a repetir mais 1 ou 2x, REPITA TUDO NOVAMENTE DESDE O ITEM 1. Não faça 2 jatos de uma vez (prejudica a absorção).
10) Caso a bombinha contenha corticoide, faça bochecho e gargarejos depois da inalação final (ler item 4).
Consulte o seu médico: o uso de qualquer medicamento deve ser indicado somente por ele.
Comments