👉Casos de uma pneumonia de etiologia desconhecida detectada na cidade de Wuhan (capital da província de Hubei na China) têm sido notificados à OMS pelas autoridades do país desde o final de dezembro de 2019.
👉Esta cidade tem uma população de 19 milhões de pessoas. Até então, 59 casos de pneumonia com necessidade de internação foram diagnosticados.
👉A doença está assustando a população, que teme o reaparecimento do vírus que, entre 2002 e 2003, matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.
👉Além da China, foram confirmados mais dois casos - um no Japão e um na Tailândia.
Conforme as autoridades de Wuhan, um mercado de mariscos, peixes e animais é a fonte dos casos (Mercado de Huanan Seafood), o qual foi fechado no início de janeiro (alguns dos pacientes eram fornecedores e vendedores locais) para saneamento e desinfecção ambiental.
👉A agência de notícias chinesa Xinhua diz que o patógeno parece ser um coronavírus não identificado anteriormente.
👉Os sinais e sintomas clínicos são principalmente febre, com alguns pacientes com dificuldade em respirar e radiografias de tórax mostrando lesões importantes e extensas em ambos os pulmões.
👉A OMS está monitorando de perto a situação e está em estreito contato com as autoridades nacionais da China.
👉Com base nas informações preliminares, nenhuma evidência de transmissão significativa e nenhuma infecção em profissionais de saúde foram relatadas.
👉Os contatos dos doentes (120 pessoas) foram identificados e estão sob observação médica; o acompanhamento de contatos próximos também está ocorrendo; a identificação de patógenos e o rastreamento da causa estão em andamento; a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan realizou uma busca ativa de casos, e investigações retrospectivas foram concluídas; o saneamento ambiental e outras investigações de higiene estão em andamento.
⚠ Conselho da OMS
👉A OMS não recomenda medidas específicas para os viajantes. No caso de sintomas sugestivos de doença respiratória durante ou após a viagem, os viajantes são incentivados a procurar atendimento médico e compartilhar o histórico de viagens com seu médico.
👉A OMS desaconselha a aplicação de quaisquer restrições de viagem ou comércio na China, com base nas informações atuais disponíveis.
👉Entretanto, para todos os pacientes que apresentam doenças respiratórias graves e um histórico recente de viagens a Wuhan, o CDC recomenda:
- Coletar amostras nasofaríngeas, nasais e da garganta, bem como amostras do trato respiratório inferior;
- Considerar coletar amostras de urina, fezes, soro e amostras (para patologia) respiratória;
- Orientar aos pacientes que usem máscaras cirúrgicas e avaliem-nas em uma sala privada com a porta fechada;
- Precauções de contato e máscara facial N95 pela equipe.
👉Fontes e mais informações:
-CDC health advisory (Free)
-WHO disease outbreak news (Free)
-Reuters story (Free)
-Background: NEJM Journal Watch Infectious
Diseases coverage of novel coronavirus in Arabian
Peninsula in 2012-2013
-Infection prevention and control of epidemic-and
pandemic prone acute respiratory infections in health
care, WHO guidelines
-Wuhan Municipal Health Commission briefing on the
pneumonia epidemic situation, 31 December 2019 (in
Mandarin)
-Wuhan Municipal Health Commission briefing on the
pneumonia epidemic situation 3 January 2020 (in
Mandarin)
Comments