top of page

O NARGUILLÉ FAZ MAL?

Conhecido também como cachimbo d' água (shisha ou Hookah) é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por água antes de ser aspirada pelo fumante, o que é feito por meio de uma mangueira. Como utiliza mecanismos de filtragem, o seu consumo pode ser entendido como menos nocivo à saúde. Entretanto, seu uso é bastante prejudicial: conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), uma sessão de narguilé dura em média de 20 min a pouco mais de 1h levando o indivíduo a entrar em contato com todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros (cerca de 4.700 substâncias)!!!


A fumaça contém nicotina= ADIÇÃO/ VÍCIO e alcatrão= substâncias do tabaco associadas a doenças graves. Estudos associam o uso de narguilé ao desenvolvimento de doenças respiratórias como câncer de pulmão, enfisema (DPOC), câncer de boca, intestino, estômago e bexiga, aterosclerose, doença coronariana, rinite, impotência sexual, baixo peso ao nascer (a mãe usando na gestação) e doença de gengiva (periodontal).

E não para por ai: também há maior risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, pois compartilhar o bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de herpes e hepatite C, por exemplo.

Comumente, são utilizados aromatizantes, como de frutas (pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel. Até mesmo Coca-Cola, Vinho e Red-Bull são utilizados (no lugar da água).

Quando se inicia o fumo, ainda é possível sair carvão, o que aumenta a exposição do fumante a substâncias altamente tóxicas (por exemplo, o mercúrio e outros metais pesados, como vanádio, cádmio, arsênio e chumbo).

Um dos maiores problemas do narguilé é a longa exposição ao tabaco. Dependendo do tamanho do aparelho e da durabilidade da sessão, o ato pode equivaler a fumar mais de 100 cigarros.



Não se engane! O cheiro adocicado esconde o tabaco contido ali e a ideia de que existe uma filtração é errônea! É nocivo sim para a saúde!

Comentários


bottom of page