🔴 A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma doença comum que afeta mais de 5% da população mundial. No Brasil, a prevalência estimada é de 15,8% (estudo PLATINO), e associa-se à alta morbimortalidade.
🔴 É uma doença progressiva que se manifesta pela diminuição da capacidade respiratória, mas que pode ser prevenida e tratada.
🔴 O processo inflamatório crônico pode ocasionar alterações nos brônquios (bronquite crônica), pequenas vias aéreas (bronquiolite obstrutiva) e parênquima pulmonar (enfisema). Essas alterações podem variar conforme a gravidade da doença e susceptibilidade individual.
🔴 O principal fator de risco é o tabagismo, por isso é passível de prevenção.
🔴 Outros riscos: fumo passivo, poeiras orgânicas e inorgânicas (fogão à lenha) e fatores genéticos também devem ser lembrados.
🔴Falta de ar progressiva, tosse crônica e produção de escarro/expectoração são os principais sintomas.
🔴 Em alguns casos, conforme a gravidade da doença, a falta de ar pode ser incapacitante e prejudicar muito a qualidade de vida.
🔺️O tratamento/cessação do tabagismo é a principal atitude para reduzir a taxa de declínio da função pulmonar, o desenvolvimento da doença e o consequente aumento progressivo desses sintomas.
Comments