top of page

Mas afinal...o que é a melatonina?

Atualizado: 28 de abr. de 2022

🟣 A Melatonina é um hormônio secretado pela glândula pineal (cérebro), que tem como principal função, a de regular o ciclo circadiano.


🟣 Sua secreção ocorre no período da noite (no escuro), por isso é considerada como o “hormônio da escuridão”.


🟣 Importante: a melatonina não é o “hormônio do sono” (ela NÃO induz o sono), e sim sinaliza que a noite chegou e que é preciso preparar o corpo para adormecer.


🟣 Também não é um suplemento alimentar, e como todo hormônio, possui indicações específicas, como em casos de distúrbios de ritmo circadiano, deficiência visual, para trabalhadores noturnos, idosos, e também como um coadjuvante terapêutico em doenças neurológicas e degenerativas.


🟣 Os efeitos colaterais mais frequentes são sonhos e pesadelos vívidos, tontura, sonolência diurna, dor de cabeça, sentimentos de depressão a curto prazo, irritabilidade e cólica abdominal.


🟣 Sendo a luz o fator ambiental mais importante para a regulação da síntese de melatonina e responsável pelo ritmo circadiano de sua secreção, a maneira mais prática e fácil para a produção de melatonina é afastar-se de fontes luminosas à noite, e isso inclui telas - celular, computador, televisão.

🟣 Isso vale inclusive para quem tem indicação de uso de melatonina exógena: a redução da luminosidade à noite é imprescindível.


🟣 Tome cuidado com o uso da Melatonina: caso não seja bem indicada (dose e horário corretos), poderá fazer o oposto: uma piora na qualidade do seu sono.







Comentarios


bottom of page