Assim como qualquer doença crônica, a asma deve ser monitorada e suas crises, prevenidas. ⠀
⠀
A doença pode ser diagnosticada ao longo da vida, embora muitos casos Iniciem na infância. Muitas pessoas lembram de terem usado nebulizadores ou bombinhas no período do colégio, geralmente até a adolescência. É possível que seja asma.
⠀
Apesar de não ter cura, é possível ter um ótimo controle dos sintomas (e da inflamação de base), o que significa QUALIDADE de vida. ⠀
⠀
Após a conversa com o seu pneumologista, a espirometria é o exame mais importante para o diagnóstico e acompanhamento. Inclusive para quem fez uso dessas medicações, mesmo que há bastante tempo, é muito importante revisar objetivamente (com este exame).⠀
⠀⠀
As medicações utilizadas para tratamento/preventivas são especialmente as inalatórias/aspiradas. ⠀
⠀
Em até 5% do universo de asmáticos, a asma é definida como grave. Para tal condição, há medicações biológicas sendo utilizadas com bons resultados.
Um dos principais objetivos da definição do diagnóstico e do melhor manejo da Asma é proporcionar uma vida normal para as pessoas (ou o mais próximo disso): um dia a dia saudável, uma noite sem despertares e exercícios físicos regulares (sim! o que você mais gosta deve ser mantido e ainda incentivado, à medida que se tem um bom controle da doença).
⠀⠀
E você? Lembra de já ter usado alguma dessas medicações? Precisa revisar o uso? ter a certeza de que é ou não asma?
⠀
Comentarios