•A tecnologia faz parte praticamente de todos os segmentos de nossas vidas, e a Inteligência artificial (IA) já é realidade na Medicina, sendo aplicada de várias formas: no atendimento de pacientes, no auxílio em diagnósticos, no tratamento e na prevenção de diferentes doenças.
•Falando mais especificamente na aplicação dessa tecnologia na COVID-19, radiografias de tórax convencionais têm sido combinadas com inteligência artificial (IA) para identificar os danos pulmonares provocados pelo coronavírus e diferenciá-los de outros pacientes, o que poderia ser utilizado ainda na triagem dessas pessoas.
•Conforme a pesquisa desenvolvida na Universidade de Princeton em Nova Jersey, foram analisadas 2.300 imagens (Raio X associado à IA): 1.018 considerados Rx normais (sem COVID nem pneumonia), 1.011 imagens de pacientes com pneumonia e 271 de pacientes com COVID-19.
•A identificação das alterações envolve o uso de uma rede neural que refina os padrões de imagens no raios-X cuja precisão é semelhante à da tomografia computadorizada (e sem a necessidade das doses mais altas de radiação de uma tomografia, eliminando o valor mais elevado do exame e por nem sempre haver tomógrafo disponível em todas as localidades). Um algoritmo de agrupamento UMAP (Uniform Manifold Approximation and Projection) procura semelhanças e diferenças nas imagens.
•As diferenças das imagens poderiam distinguir quem apresenta tecido pulmonar normal ou pneumonia com uma precisão de mais de 95%. Poderia separar pacientes com COVID-19 com alta fidelidade.
O estudo foi apresentado no Congresso Internacional da European Respiratory Society 2020 virtual (setembro 2020) e para quem quiser ler o artigo com detalhes:
AI Can Pinpoint COVID-19 From Chest X-Rays - Medscape ou Chest - Sep 10, 2020.
Comments