top of page

DICAS PARA EVITAR A TROMBOSE

O 13/10 é definido como o dia para ALERTAR e reforçar a importância da prevenção e do tratamento adequado do tromboembolismo venoso (TEV) ou simplesmente trombose.

Nesta doença, há a formação de um coágulo ou “trombo”- geralmente nas veias das pernas e das coxas que pode deslocar-se em direção aos pulmões (embolia). No Brasil, há em torno de 7.500 óbitos devidos à embolia. Esta é a TERCEIRA CAUSA DE ÓBITOS POR DOENÇA CARDIOVASCULAR (ficando atrás somente de AVC e de infarto) e frequentemente silenciosa, de difícil diagnóstico.

Alguns dos fatores de risco são: idade (aumenta a incidência com o aumento da idade), trauma/fratura ou pós-operatórios longos com necessidade de ficar na cama, doenças crônicas (ex: DPOC, insuficiência cardíaca), problemas neurológicos, indivíduos acamados, uso de anticoncepcional ou reposição hormonal, tabagismo, obesidade.

Os sintomas mais frequentes são falta de ar, dor no peito, respiração rápida e mal-estar sem uma oura explicação. Nas pernas (geralmente em uma delas) pode haver dor e sinais de inflamação (calor, vermelhidão, edema).

DICAS PARA EVITAR A TROMBOSE:

1) Evitar o sedentarismo e o sobrepeso

2) Evitar o tabagismo

3) Como pode ser adquirida após procedimentos cirúrgicos e internações, caminhar assim que liberado, aumentar ingesta de água, mexer as pernas e sair do leito conforme a orientação do seu médico! Usar meias de compressão, se orientado.

4) Risco maior em usuários de hormônios femininos (anticoncepcionais e reposição hormonal na menopausa).

5) Risco maior em pessoas tratando câncer.

6) Evitar passar períodos longos na mesma posição (ex: avião, viagem de ônibus).

7) Na presença dos sintomas acima e, especialmente se tiver fator de risco, busque avaliação médica precocemente.

Comments


bottom of page