Asma e rinite são duas doenças com muita associação - geralmente quem tem uma, também tem a outra.
O que isso significa? Caso não sejam as duas tratadas de forma conjunta, provavelmente você manterá algum sintoma (não ficará 100%).
Nos posts anteriores falamos bastante sobre os cuidados que você deve ter dentro de sua casa e ambiente de trabalho (poeira, infiltrações...), bem como sobre os sintomas das duas doenças. O ideal é tentar descobrir o que desencadeia as suas crises, pois grande parte do sucesso do tratamento depende disso.
De forma geral, as duas têm base genética. Assim, a presença das doenças em algum familiar aumenta o risco em até 4x de você ter asma, e em 2x a rinite.
O que é comum? uma infância com sintomas da asma (chiado no peito, tosse, falta de ar) e deixar de tê-los na idade adulta (IMPORTANTE: não há cura. O ideal é conversar de forma periódica com seu pneumologista e realizar ESPIROMETRIA. Somente assim se tem a segurança de que não há nada de crise. Ela pode existir MESMO que você não sinta).
Caso você passe a ter os sintomas na idade adulta e for confirmado o diagnóstico de asma, você sempre teve (não passou a ser asmático somente agora). Entretanto, os sintomas não tinham se apresentado ainda.
Desencadeantes somados podem “acordar” estes sintomas (por ex., poeira, variação de temperatura, azia, medicações, TPM, menopausa, tabagismo). Lembre-se: sempre mantenha seu acompanhamento com o Pneumologista e Otorrinolaringologista. Viva sem precisar lembrar frequentemente que tem asma e rinite (e pior, sentindo algo ruim).
Comments