Quem tem asma muitas vezes imagina que não pode praticar exercícios físicos e acaba distante deles. Mas na verdade, as atividades físicas promovem o melhor condicionamento cardiorrespiratório e, consequentemente, sua tolerância aos esforços. Portanto, você pode e deve manter exercícios físicos rotineiros. MAS, sempre mantendo seu tratamento medicamentoso/preventivo regular (DIÁRIO), pois se a asma não estiver controlada, há risco de desencadear crise induzida pelo próprio exercício.
Você sabia que a ASMA é a doença crônica mais comum entre os atletas olímpicos (8%)?
MAS QUAIS OS ESPORTES MAIS RECOMENDADOS?
Atividades aeróbicas como natação, futebol, ciclismo, corrida, vôlei, basquete...muitas possibilidades!
desde que sejam iniciados sempre com baixa intensidade e com a asma controlada (até porque você não terá rendimento bom em crise)! A intensidade poderá ser aumentada gradativamente, mas sempre mantendo sua medicação preventiva para a asma e seu acompanhamento médico. Um dos objetivos do tratamento da asma é oferecer qualidade de vida, inclusive com a realização de atividades físicas sem limitações.
MAS COMO SABER SE ASMA ESTÁ CONTROLADA?
Segundo o GINA (Global Initiative for Asthma), alguns sintomas podem indicar que a asma não está controlada, especialmente se você percebeu um dos itens listados abaixo no último mês:
Sintomas diurnos mais de duas vezes por semana;
Qualquer despertar à noite causado pela asma;
Uso de medicamentos para alívio da falta de ar mais de duas vezes por semana (bombinhas);
Se você percebe que a asma está limitando as suas atividades cotidianas.
Um dos objetivos do tratamento da asma é oferecer qualidade de vida, inclusive com a realização de atividades físicas sem limitações. Procure o Pneumologista e mantenha-se ativo!
Consulte o seu médico: o uso de qualquer medicamento deve ser indicado somente por ele.
Comments