top of page

Asma, bronquite crônica e bronquite aguda. Quais as diferenças?

🔵A bronquite aguda é geralmente um quadro isolado na vida do paciente, sendo a tosse o seu sintoma mais característico.


🔵Já a asma é quadro crônico, com períodos de melhora intercalados com períodos de crise, no qual a dificuldade para respirar e o chiado no peito são sintomas importantes.

A crise de asma pode ser, assim como a bronquite aguda, desencadeada por uma infecção respiratória viral, mas a bronquite não costuma surgir espontaneamente, após contato com estímulos simples como poeira ou pólen.


🔵Os sintomas da bronquite crônica e da asma podem ser muito parecidos. Muitas vezes, o que as diferencia são fatores epidemiológicos, uma vez que a asma é mais comum em crianças e a bronquite crônica costuma surgir em adultos com mais idade, especialmente em fumantes há vários anos.


🔵O paciente asmático costuma sentir-se bem fora dos períodos de exacerbação. A bronquite crônica, por outro lado, é uma doença progressiva, na qual o paciente costuma ter sintomas diários de base que pioram sempre que houver uma infecção sobreposta.


🔵A redução do calibre das vias aéreas na asma apresenta grande reversão após a administração de broncodilatadores, as famosas bombinhas (para a maioria dos pacientes).


🔵Quando o paciente apresenta asma de início na vida adulta, a distinção entre as duas doenças pode ser mais difícil, principalmente porque muitos pacientes com bronquite crônica também podem apresentar asma e serem ou terem sido fumantes.


🔵Independente da definição, qualquer uma das situações acima deve ser diagnosticada para que possa ser devidamente tratada e acompanhada, o que determina melhora/resolução dos sintomas.



👩🏻‍⚕️Dra. Ana Luiza Moreira - CRM/RS 22.529 - RQE 14.671



Comments


bottom of page