TRATAMENTO DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO
✅ Melhora da qualidade do sono e de vida, da sonolência excessiva diurna, normalização do índice de apneia e hipopneia e da oxigenação, além de, possivelmente, reduzir a morbimortalidade cardiovascular, são os objetivos principais do tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono.
⠀
✅ O tratamento padrão ouro é o uso do CPAP (Pressão Continua Positiva na Via Aérea).
⠀
❓ Como esse equipamento funciona?
⠀
✅ Envia um fluxo de ar pressurizado para as vias respiratórias por meio de uma máscara, o que mantém a via aérea aberta e evita que ela colapse.
⠀
✅ A quantidade do fluxo de ar enviado é ajustada de acordo com a necessidade de cada paciente. Por isso, após o diagnóstico é realizada a “titulação de CPAP” (para orientar essa quantidade), o que pode ser feito no Laboratório do Sono ou no domicílio, conforme a necessidade.
⠀
🟢 Há ainda, diversas outras terapias com indicações individualizadas, conforme o quadro clínico, sintomas associados e gravidade:
⠀
• Terapia posicional, quando ocorrem episódios de apneia relacionados à posição corporal (barriga para cima);
⠀
• Procedimentos cirúrgicos (por exemplo: retirada das amígdalas, cirurgia craniofacial, cirurgia faríngea…);
⠀
• Aparelhos intra-orais.
⠀
🟢 Medidas comportamentais, como cessar tabagismo, evitar ingestão de álcool e de sedativos, perda de peso, atividade física e evitar a privação de sono, também são fundamentais.
⠀
‼️ Note que não há uma “receita de bolo” para o tratamento, o qual deve ser individualizado e muitas vezes sendo necessária uma abordagem multidisciplinar.
⠀
✅ Procure um especialista na área!
⠀
⠀
Fonte:
Clinical guideline for the evaluation, management and long-term care of obstructive sleep apnea in adults. J Clin Sleep Med 2009.
Recomendações para o diagnóstico e tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono no Adulto - Associação Brasileira do Sono.
Comentários