Com a soma das substâncias presentes na folha do tabaco mais os aditivos industriais, esse número chega a 8.622, todos estes inseridos artificialmente para “turbinar” o cigarro (dando sabor e aroma mentolados, diminuindo a irritação, tornando a fumaça mais palatável e potencializando os efeitos da nicotina).
VEJAMOS ALGUMAS DAS SUBSTÂNCIAS:
1 - Nicotina - É a responsável pela dependência química. Portanto, quanto mais a pessoa fumar cigarros, mais exposta fica às outras milhares de substâncias tóxicas.
2 - Monóxido de carbono - gás inflamável expelido pelos escapamentos de veículos. NO organismo, impede o transporte eficaz de oxigênio, à medida que se liga PERMANENTEMENTE às células vermelhas (hemácias).
3 - Plutônio - Metal radioativo / emissor de radiação alfa- utilizado em armas nucleares. É cancerígeno, além de outros prejuízos que causa ao corpo.
4 - Nitrosaminas, policíclicos e metais pesados (arsênio, cádmio etc.) - São intimamente associados aos cânceres de pulmão, de esôfago e língua, de mama, bem como o de próstata.
5 - Cianeto de hidrogênio - gás usado no combate a pragas, cupins e baratas. Também bloqueia o caminho do oxigênio pelo sangue. Em alta concentração, pode matar por sufocamento químico. Agende um horário e tire suas dúvidas: 3228.2789 e 99258.3154.
Quer informações e dicas periódicas de saúde? siga-nos: @aeramedicina
FONTES: legacy.library.ucsf.edu, inca.gov.br, cancerresearchuk.org, fiocruz.br, inca.gov.br, surgeongeneral.gov e iarc.fr.
Comments